Frankie

Gancho: A História Não Contada

A Sinfonia do Submundo

Softwares indispensáveis para escritores!

Há quem prefira o bom e velho papel e caneta, mas depois que o livro fica pronto, ele precisa passar por alguns processos que só podem ser realizados digitalmente. Felizmente, existem várias ferramentas que facilitam (e muito) a vida de um escritor. Aqui estão algumas delas:

1. Microsoft Word (celular e computador)

Esse é clássico, certo? A maioria dos escritores usa Word para escrever livros, por ser um programa que com frequência está presente na nossa rotina. No Word é possível ajustar margens, tamanhos de página, configurar fontes, entre outras configurações de diagramação essenciais para a publicação de seu livro.

2. Google Docs (celular e computador)

A alternativa gratuita ao Word, que oferece o benefício de salvar todo o arquivo na nuvem do Google Drive tem sido a minha favorita para escrever meus livros atualmente. Além de ser possível diagramar o miolo do seu livro por esse site, você pode instalar extensões e ferramentas que te auxiliam na escrita. Comparado ao Word, ele tem algumas limitações, mas no geral é perfeito para quem quer escrever e diagramar seu livro, mas não tem acesso ao Word, ou prefere uma solução mais prática na nuvem. Ainda tem a vantagem das fontes de lá não serem licenciadas, então você pode usar sem preocupação.

3. LanguageTool (extensão só no computador, site funciona no celular)

Esse é um site/extensão perfeito para fazer a revisão do livro. Após fazer um cadastro gratuitamente, você cola o texto no site e ele já te mostrará onde são necessárias correções. Ou você pode fazer como eu faço: baixe a extensão do LanguageTool em seu navegador e escreva pelo google docs. Ela funcionará nesse site e ainda tem a vantagem de não ter limite de palavras por lá. Existe um plano pago, com mais funções, mas eu faço minhas revisões com o gratuito e nunca tive problemas quanto a isso (Claro que o uso desse programa não dispensa um profissional de revisão. Caso esteja fazendo tudo sozinho, leia seu livro com muita atenção para possíveis correções, pois a ferramenta está lá para te auxiliar, e não para trabalhar para você)

4. Kindle Create (Computador)

Uma dificuldade enorme que eu tive quando fui publicar meus primeiros livros era a respeito da publicação em e-book. A diagramação do livro físico nunca se ajustava perfeitamente no Kindle, sempre cheia de bugs ou espaçamentos estranhos. Então descobri esse programa da própria Amazon, que facilita demais o processo. Para utilizá-lo, basta fazer upload do arquivo final do livro em docx para dentro do Kindle Create. Na maior parte das vezes, ele já vai identificar e separar os capítulos automaticamente, e você faz os ajustes necessários. Depois, basta exportar o arquivo para epub ou kpf e jogar esse arquivo na plataforma que você quiser distribuir (Dica: KPF é o formato mais indicado para o KDP da Amazon)

5. Pexels, Pixabay e Unsplash (computador e celular)

Se você além de escritor também é seu próprio capista, esses sites são perfeitos para encontrar imagens livres de uso para fazer suas capas. Já fiz capas com imagens desses sites e recomendo muito!

Comentários